Cuscuz Paulista

5 de agosto de 2012
O cuscuz é um prato originário do norte da Africa com a base preparada por trigo. Já no Brasil ele ganhou diversas maneiras diferentes de ser preparado com a base de polvilho ou farinha de milho, arroz ou mandioca. O cuscuz nordestino é feito apenas da base da farinha ovos e leite lembra um bolo salgado eles tbm fazem muito o cuscuz de tapioca. Já aqui no sudeste o cuscuz é feito com a base na farinha de milho e com vários ingredientes principais como sardinha (meu favorito), frango ou palmito. É uma das receitas que sempre achei que fosse um bicho de 7 cabeças e sempre pedia pra minha sogra fazer. Até que um dia vi ela fazendo e vi que é a coisa mais fácil do mundo ... Então vamos lá ...


Ingredientes:
3 latas de sardinha
4 ovos cozidos e cortados em fatias
1 lata de milho
1 lata de ervilha
520 ml de polpa de tomate (1 caixa grande)
520 ml de água
2 cebolas pequenas picadas
1 pimenta dedo de moça (opcional)
Coentro picado a gosto
2 tabletes de caldo de galinha
2 xícaras de farinha de milho
Óleo
*Azeitona
*Palmito
*Tomate

*Eu não usei esses ingredientes pq não gosto, mas se você gostar pode acrescentar.





Modo de Preparo:
Unte a forma (com furo no meio) com um fiozinho de óleo e coloque um pouco de todos os ingredientes (exceto a água, a polpa de tomate, a pimenta, cebola e os tabletes) formando assim o enfeite da parte superior do cuscuz.
Em uma panela grande refogue a cebola com o óleo. Após refogar acrescente a água, a polpa de tomate e os tabletes. Após levantar fervura acrescente o restante dos ingredientes deixando a farinha de milho por ultimo. Mecha por mais 2 minutos e despeje a massa na forma pressionando bem para baixo para os ingredientes que já estavam na forma grudarem na massa. Espere esfriar e desenforme.
E bon appetit ... 




0 comentários:

Postar um comentário