#ÁsiaTrip Vlog 24| Tailândia - Chiang Mai | Elephant Nature Park e um ♡ explodindo de tanto AMOR !

20 de novembro de 2016
   Oi pessoal tudo bem, hoje tem mais um vlog da nossa Asia Trip e acho que é um dos mais esperados, o dia em que meu coração quase explodiu de tanto amor e felicidade ! O dia em que eu tive a oportunidade de conhecer meu segundo animal favorito e o único selvagem que eu conseguirei chegar pertinho assim, o primeiro é o leão mas já me conformei que nunca vou conseguir chegar tão perto de um leão como cheguei do elefante se ele não estiver dopado e eu não financiaria esse tipo de turismo.  Aproveitando a oportunidade muitas pessoas perguntaram sobre os passeios para conhecer os leões e tigres que existem na Asia. Na minha opinião é impossível um animal completamente selvagem como o leão ou tigre ser tão dócil e submisso ao homem a não ser que esteja dopado e é o que eu acredito, que esses animais estejam completamente dopados. Então saiba que você está financiando um crime contra o animal quando paga/participa de qualquer tipo de passeio que promova o encontro com leões, tigres, etc. E por mais que falem que não, esses animais são sim dopados, seja na Asia, na Africa ou aqui do nosso lado na America do Sul (tem um na Argentina), existem varias matérias sobre é só procurar e pesquisar, inclusive uma matéria bem recente onde a coisa piorou e tbm surgiu a suspeita de trafico de animais selvagens (nesse Tiger Temple da Tailândia) por depois de uma batida encontraram 60 carcaças congeladas de tigre filhotes (para venderem a pele do animal), clique AQUI para ver essa matéria !Assim que eu voltei da viagem do sudeste asiático eu vi e compartilhei esse vídeo que partiu meu coração e vou coloca-lo aqui de novo que é para conscientizar o maior número de pessoas possível ! Assista e tire suas próprias conclusões!



   Mas voltando ao assunto dos elefantes, primeiro queria falar um pouco da história dos elefantes asiáticos. Os elefantes asiáticos antigamente eram usados para o trabalho pesado, eles nasciam, cresciam e tinham um "dono/treinador" pela vida toda, e esse dono/treinador é chamado de "Mahout" e para pagar os gastos que eles traziam e trazer dinheiro para o sustento da família, os mahouts colocavam os elefantes para trabalhar. Eles arracavam árvores inteiras, arrastam toras e carregam cargas bem pesadas. Elefantes são animais além de grandes, extremamente fortes. E depois que os órgãos de proteção aos animais na Tailândia (e em outros países do sudeste asiático) proibiram essas praticas, os mahouts se viram sem saber o que fazer com um animal que só trazia "gastos" e começaram a "domesticar" cada vez mais o animal para trabalhar com turismo, mas perceberam que era extremamente difícil "treinar" um elefante adulto e muitos foram abandonados ! E os mahouts começaram a ver um "potencial turístico" nos elefantes e para doma-los arrancavam eles da família ainda filhotes para treina-los desde bebês. E esse treinamento eles chamam de "Quebrar o Espirito do Elefante" como se eles quisessem tirar o espirito selvagem e colocar um espirito domesticado no animal, e esse treinamento é torturante, eles são presos em gaiolas minúsculas, privados de água, alimento e sono e são praticamente espancados por dias com porretes e objetos pontiagudos.  Aqui tem vídeos curtos que mostram um pouco como eles são treinados. ATENÇÃO AS CENAS SÃO FORTES !
   Isso infelizmente é só uma pequena demonstração de como os elefantes são tratados, se você ir no yt vai encontrar centenas de vídeos muito piores do que esse mostrando como esses animais são treinados :( ! No vlog vcs conseguem ver um elefante que ficou cego por ter o olho perfurado por um estilo de uma "foice" que os mahouts usam, outros 2 com a pata machucada por maus tratos e ainda vimos um com problema na coluna , outro com a bacia deslocada por carregar turista nas cadeirinhas. O elefante asiático é um animal que sofre o risco de extinção e na Tailândia a "demanda de elefantes para o turismo" é tão grande que eles vem importando elefantes no mercado negro de países vizinhos como Myanmar.
   O fotógrafo Brent Lewin ganhou um prêmio com essa foto onde ele capta o momento exato em que o elefante sabe que vai apanhar. Essa foto realmente é muito chocante, dá até pra ver o medo nos olhos do elefante. A entrevista dela vale muito a leitura e se quiser ve-la é só  clicar AQUI . Inclusive nessa entrevista ele cita a Elephant Nature Park e uma outra ong que faz o mesmo trabalho.


 E ai que entra o Elephant Nature Park, eles são uma ong  um "centro de reabilitação que resgatam animais abandonados e de maus tratos na Tailândia e em outros países do sudeste asiático . O valor que eles arrecadam é revertido para o sustento da Ong. 
   É caro, sim é caro (pelo menos pra mim,rs (custou R$600,00 por pessoa e esse valor não é negociável)), mas eu paguei e pagaria de novo, sem sombra de duvidas foi o melhor passeio da viagem e só de saber que eles lutam para acabar com a escravidão dos elefantes, você já se sente meio que "ajudando" nessa luta só de saber que está financiando algo ético ao invés de financiar a escravidão. Eles tem um projeto lindo e cheio de amor e ética, lá eles não exploram o animal, não fazem eles carregarem turistas nas costas, pelo contrario, nós estamos lá para "ficar a disposição deles" e não eles da gente! Eles oferecem vários tipos de visita, tem até um que são 7 dias cuidando dos elefantes (se um dia eu voltar com certeza vou querer esse), mas o que eu escolhi foi o de 1 dia como "cuidadora" dos elefantes e essa visita nos permite nesse dia além de conhecer a historia de alguns deles, realmente cuidar e ver como eles são em seu habitat natural. Alimentamos, demos banho, sofremos com a historia de cada um e nos apaixonamos por ele <3 ! Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Ong, sobre os animais e sobre as visitas é só entrar no site deles AQUIDevem existir outras empresas que fazem esse passeio com o mesmo intuito mas eu não saberia recomendar nenhuma outra e muitoooo cuidado com empresas de fachada. Existem empresas que estão usando o nome de "Santuário dos Elefantes" ou "Salve os Elefantes" só para atrair turista, então MUITO CUIDADO COM EMPRESAS DE FACHADA ! Assim como o vlog esse post ficou enorme, mas eu queria realmente conscientizar o máximo de pessoas possível e explicar o pq você não deve andar de elefantes, o pq você não deve financiar esse tipo de turismo ! Então pense muito bem antes de andar em um elefante ou em ir assistir a uma apresentação de elefantes ! NÃO ANDE DE ELEFANTES, ANDE DE BICICLETA !



Save The Elephant !
Esse dia é um dos que eu posso considerar dentre os mais felizes e emocionantes da minha vida ❤️!
Recebendo a visita de uma cobra, hahaha !
Baby elefante 😍😍😍


InstaExtra: Fotos postadas no instagram que vão entrar com imagens extra no post, e se ainda não me segue no insta, vem que também é @ayshanynon .






Me ache também nas redes Sociais ❤ ... 

0 comentários:

Postar um comentário